quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que é cetoacidose diabética?

A cetoacidose diabética é uma doença em que seu sangue fica repleto de cetonas, que são os restos que seu corpo produz quando queima gordura em vez de glicose para obter energia. As pessoas que não têm diabetes tipo 1 não desenvolvem graves problemas de saúde devido a um alto nível de cetonas. Entretanto, a doença apresenta uma ameaça muito grave às pessoas com diabetes tipo 1.

Muitas pessoas produzem um nível elevado de cetonas no sangue por meio da dieta. Sempre que você perder gordura, seu corpo produzirá cetonas. Você produz muitas cetonas em algumas dietas, como na famosa Dieta do Dr. Atkins. Atkins permite somente algumas porções pequenas de carboidratos, diminuindo muito a principal fonte de glicose do corpo. Entretanto, suas células podem conseguir glicose mesmo em dietas com baixo teor de carboidratos. Em diabéticos tipo 2, o pâncreas ainda fabrica insulina. A concentração de cetonas em seu corpo, embora você faça uma dieta pobre em carboidratos, nunca representa uma ameaça grave à saúde, a não ser pelo fato de deixar você com mau hálito, o que pode afastar seus amigos e companheiros.
Entretanto, o problema começa se seu sangue ficar repleto de cetonas, o que pode acontecer se seu corpo não tiver insulina suficiente. Esse risco sempre é possível com a diabetes tipo 1. No início, você pode simplesmente precisar urinar bastante para eliminar toda a glicose que não estiver queimando. E perdendo muita água na urina, você sentirá mais sede. À medida que seu sangue fica saturado de cetonas, você provavelmente começará a se sentir mal - cansado, com náuseas, febril. Seu coração ficará acelerado e você, ofegante. Se não receber atendimento médico, pode entrar em coma e morrer. 


Os diabéticos devem controlar suas dietas com cuidado para evitar problemas como a cetoacidose. Entretanto, a cetoacidose pode ser desencadeada por uma série de outros fatores.
Pão de fôrmaAs pessoas que deixam de ingerir carboidratos diminuem a principal fonte de glicose do corpo.  Veja a próxima seção desse artigo para obter mais informações sobre as causas da cetoacidose.Lista de soluções para a cetoacidose diabética

Manter o controle dos níveis de açúcar no sangue ajudará a prevenir as complicações da diabetes. Mas evitar esses aumentos pode impedir um desastre. Conhecendo os primeiros sintomas da hiperglicemia, você poderá procurar atendimento médico antes da doença colocar sua vida em risco. Eles incluem:

  • necessidade freqüente de urinar
  • sede excessiva
  • mau hálito
  • fadiga
  • náusea ou vômito
  • febre
  • respiração ou batimentos cardíacos rápidos
  • confusão mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário